Escolhendo a sua identidade na web

Hoje iremos falar sobre escolher a sua identidade na web. Antes mesmo da internet comercial como conhecemos hoje existir, na rede de computadores conhecida como ARPANET viu-se a necessidade de se criar uma maneira de  associar os endereços dos computadores da rede com nomes que fossem fáceis de se lembrar. Então em 1983 foi criado o Domain Name System (Sistema de nomes de domínios), ou DNS ou simplesmente domínios.

Para ter o seu próprio domínio na internet e sua identidade na web é muito simples, você precisa registrá-lo e tem empresas e entidades que fazem isso para você. Ele vai custar um pouco de dinheiro, por exemplo, aqui no Brasil, você pode adquirir um domínio .com.br ou .net.br, etc através do registro.br e por um ano custa R$ 40. Para domínios .com, .net, .org, etc custa em trono de USD$ 10 ou seja, no valores de hoje por volta de R$ 50. Tem também como adquirir este domínios gratuitamente através de um plano de hospedagem e irei abordar isso num artigo futuro.

Por que é importante ter um domínio

Agora que explicamos que sua identidade na web depende da compra de um domínio, vamos falar sobre o porque isso é importante.

Uma vez que você adquire um domínio ele passa a ser seu e você continua sendo seu dono ao pagar taxa de renovação. Ninguém irá tirá-lo de você (salvo você ter adquirido o mesmo de um entidade idônea) e você passará a ter controle sobre o seu website.

Diferente de estar em uma plataforma e/ou rede social onde você pode criar uma página ou manter uma profile, com o domínio o controle é todo seu.

Como escolher o nome do seu domínio

Muitas vezes quando chega a hora de escolher um nome para o seu domínio gastamos um tempo considerável. Sim, o nome é importante, mas não mais importante que o que o conteúdo você irá publicar.

Entre as extensões de domínios a mais comum é o .com, caso você encontre o nome que deseja ainda disponível, está seria uma opção que ajuda na memorização por ser o que todos está acostumados. Porém, hoje existem muitos outros domínios uns até engraçados como .lol, .cool e .meme.

Como estamos falando da sua identidade na web, você pode usar seu próprio nome, apelido ou algo que represente o tópico que você deseje abordar no seu website. Use a sua criatividade, muitas vezes um nome engraçado e criativo ajudam as pessoas a guardarem o seu domínio e facilmente digitar-lo no navegador.

Algumas pessoas gostam de usar o teste de soletrar, isso é, o quão fácil é soletrar este domínio para que uma pessoa anote. Melhor ainda se não precisar soletrar, apenas a simples pronúncia não deixa dúvidas de como é soletrado.

Seja lá qual for o nome que você escolher, tente não gastar muito tempo com isso, o mais importante é ter um nome.  Você sempre pode trocar de nome e usar técnicas de redirecionamento para o novo domínio.

Isso é o que eu tenho para hoje. Obrigado por ler e até a próxima.